Empregados em Supermercados receberão Vantagens em acordos 2017/2019



O Sindicato dos Comerciários de Erechim - Sindicomerciários, representado pela Presidenta Anelise Michalski e o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do RS - através de seu Presidente Sr. João Francisco Micelli Vieira, assinaram no dia 26 de outubro a Convenção Coletiva 2017/2019. O reajuste dos pisos mínimos e salários dos comerciários que trabalham em supermercados, não vinham sendo reajustados, desde sua data base (junho de 2017), pois em Erechim não existe a representação de sindicato patronal e as negociações precisam ser realizadas em Porto Alegre.

"Desde que a nossa direção assumiu o Sindicomerciários foi preocupação permanente em buscar as negociações com o sindicato patronal dos supermercados em Porto Alegre, pois os empregados deste setor muitas vezes são os mais prejudicados em não receber reajustes espontâneos das empresas, tendo o trabalho de altas jornadas, inclusive domingos e feriados, comentou", Anelise presidenta do Sindicomerciários.

Além dos reajustes nos pisos mínimos e demais salários, também foram mantidas várias cláusulas importantes da último acordo, com destaque para a clausula que premia os comerciários pelo seu dia ("Dia do Comerciário") que é comemorado no dia 30 de outubro. 

A base de cálculo de reajuste do piso da categoria e demais salários é a inflação do INPC/IBGE, ocorrida nos últimos 12(doze) meses e como não tínhamos o acordo fechado há muitos meses é preciso corrigir, desde o mês de junho/2016, ou seja, se conta os meses de junho de 2016 à maio de 2017 (acordo não fechado), e se aplica o índice de inflação acumulada no percentual de 3,35% que  aconteceu  no  período. Após você ter feito esta correção, terá que corrigir também o salário  de  junho  de  2017  à  maio  de 2018, aplicando o   índice da inflação acumulada no percentual 1,76% sobre o salário de junho de 2017, para obter o salário corrigido em junho de 2018. Caso houver diferenças de salário com as aplicações destes índices, a empresa deverá pagar na folha de pagamento de novembro e dezembro de 2018, sendo que em cada mês deve ser satisfeito no mínimo 50% (cinquenta por cento) do valor devido.

A direção do Sindicomerciários informa que estará buscando de todas as formas estabelecer as negociações de dissídio com antecedência e vantagens, para que não prejudique os trabalhadores em ficar esperando por reajustes, como vinha acontecendo com outras direções que passaram pelo sindicato.

Confira na íntegra as vantagens da convenção coletiva que beneficia os empregados em supermercados poderá ser acessada no site: www.sindicomerciarios-erechim.com.br do Sindicomerciários.

ATENÇÃO! Vantagens do Acordo só para sócios do Sindicato

Informamos a você que ainda não é sócio do Sindicomerciários, para que providencie o "MAIS BREVE POSSÍVEL" junto a secretaria a Ficha de Inscrição de Sócio e SE ASSOCIE, pois a partir deste  acordo  que  fechamos,  somente  quem  for  sócio  poderá usufruir de 04 cláusulas importantes, que trazem benefícios aos empregados, sendo elas: Adicional de Triênio, Auxílio Creche, Aviso Prévio Especial, Estabilidade Aposentando e Homologação da Rescisão no Sindicato, tendo um ano de empresa.